Início / Notícias / Política / Autoridades de trânsito debaterão a regulamentação das motos “cinquentinhas” em audiência pública na ALPB

Autoridades de trânsito debaterão a regulamentação das motos “cinquentinhas” em audiência pública na ALPB

Na manhã desta sexta-feira (6), no mini plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a deputada Estela Bezerra reuniu autoridades e especialistas da área de trânsito com o objetivo de discutir a pauta para uma audiência pública, que acontecerá na próxima quarta-feira (11). A audiência foi de propositura da própria parlamentar e tratará sobre questões relacionadas à circulação das motocicletas de 50 cilindradas, as conhecidas ‘cinquentinhas’.

Estiveram presentes o superintendente da Semob – Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Roberto Pinto, o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (PBTran), coronel Almeida, o inspetor Lucas Lucena, chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o advogado e especialista em educação de trânsito, Samuel Aragão.

A deputada destacou que está preocupada com o alto índice de pessoas vítimas de acidentes e defende ações que levem à regulação das cinquentinhas, incluindo licenciamento, registro, além de capacitação dos condutores desse tipo de veículos além do uso dos equipamentos de segurança. “Muitos jovens estão morrendo ou ficando mutilados pelo uso inadequado das motos”, lamentou.

O superintendente da Semob, Roberto Pinto, avalia que a iniciativa da reunião e da audiência pública é válida e necessária. “É um tema polêmico e que precisa ter um tratamento especial pelo poder público e pela sociedade para que se tenha de fato uma resolução de viabilizar esse modal de transporte e é preciso que esses usuários de adéquem à legislação”, pontuou.

Já o coronel Almeida, ressaltou que o tema traz conflitos sociais e econômicos e a preocupação da deputada é trazer possibilidades de mudanças. “A gente tem muitos jovens e adultos com vidas ceifadas por falta de uma noção técnica à luz do Código de Trânsito Brasileiro e o que é mais importante nesse debate é a possibilidade de mudanças”, destacou.

Para o inspetor Lucas Lucena “é necessário que a população participe desse debate, muitas pessoas estão se ferindo por causa do uso indevido desse tipo de veículo, então é necessário regulamentar o registro e a circulação desses veículos”.

Agência ALPB

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar