Início / Notícias / Cultura / Babilak Bah lança DVD independente Afroprogressivo

Babilak Bah lança DVD independente Afroprogressivo

“A ideia foi fazer uma síntese da minha carreira”, resume o multi-instrumentista Babilak Bah sobre o DVD independente Afroprogressivo. “Minha herança negra presente no meu gestual biológico e estético faz parte da minha composição criativa”, analisa.

O artista paraibano radicado em Minas Gerais comemorou ano passado seus 50 anos de idade – sendo 30 deles pesquisando e fazendo música, além de atuar na poesia, arte-educação e artes visuais. Uma extensão disso é refletida no cenário do DVD, gravado na sede mineira da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

“O cenário foi composto por obras que já tinham sido lançadas por mim em Belo Horizonte”, explica Bah. “O DVD é uma síntese tanto dos objetos que ilustram o cenário quanto os objetos sonoros”.

Dentre os objetos sonoros alvo das pesquisas na área de percussão de Babilak Bah a enxada é um elemento bastante presente. Experimentalista, o músico diz ser uma figura inquietante no que se refere à construção do entendimento estético. De acordo com Bah, suas composições podem sofrer interferência da leitura do instrumentista que está no seu palco, não necessariamente sendo uma releitura.

Todas as obras sonoras tem a assinatura do paraibano, com exceção do ‘Xote dos poetas’, do conterrâneo Zé Ramalho e do poeta baiano Capinam. “É uma letra muito atual que misturei com palavras minhas, aprovadas pelo próprio Capinam”.

Afroprogressivo ainda conta com a participação especial da Guarda de Moçambique na música ‘Moçambique’. “É o meu diálogo com a tradição afro-mineira com o reisado”.

Além da sonoridade tradicional, Bah pontua o DVD com deslumbres criativos com as novas estéticas do som, a exemplo da música eletrônica. “É o passado com um pé no futuro”.

Apoiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e Casa Una, Afroprogressivo terá turnê após o Carnaval. “Estou pensando em circular por todo o Brasil afora e penso também em João Pessoa, território onde quero estar mais ancorado”.

Previsto para março ou maio, Babilak Bah produzirá um “documento sonoro” do Trem Tan Tan, projeto mineiro de inserção social e resgate de cidadania dos portadores de doenças mentais.

Jornal da Paraíba

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar