Início / Notícias / Casamento coletivo vai ter união homoafetiva

Casamento coletivo vai ter união homoafetiva

Casamento coletivo vai ter união homoafetivaPela primeira vez, dois casais homossexuais irão oficializar a união durante o tradicional Casamento Coletivo, realizado há 14 anos na Pirâmide do Parque do Povo durante o “Maior São João do Mundo”. Este ano, 150 casais vão dizer o ‘sim’ matrimonial, embalados pela Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa e por um trio de forró. A cerimônia será realizada hoje pelo juiz Kéops Vasconcelos, às 19h.

O funcionário público Mário Fernandes, 53 anos, divide o lar há quatro meses com o companheiro, o estudante João Leal, 23 anos. Estão juntos há um ano e oito meses. Mário está ansioso, nervoso com a chegada do grande dia, mas não teme o preconceito. Revela que a recepção, até de desconhecidos, foi bem surpreendente. “Não tememos o preconceito. Eu vejo uma surpreendente recepção de cidadãos que nunca tinham me visto e que me cumprimentam. Convivo com pessoas de várias religiões, muitos me parabenizaram. Não é tão grave o preconceito, quando você trabalha o conhecimento”, diz.

João por sua vez está confiante e se diz tranquilo, mas acha que demonstrações de preconceito podem acontecer. “Estou confiante. É um momento nosso e é muito marcante. Mas o preconceito existe. Não vai ser diferente nesse dia”, afirma.

Para Gheyson e José Lucas, juntos há dois anos e três meses, essa também é uma possibilidade iminente. “Acho que tudo pode acontecer, mas o preconceito é o de menos, nossa história é mais importante. No dia a dia eu consigo tirar de letra e muitas vezes até repreendo quem é preconceituoso. Este dia será um momento de reflexão. Uma data muito especial”, declara Gheyson, 27 anos, que assinava “de Lucena”, mas agora é “Lucena de Paiva”. O analista de RH acrescentou o nome do companheiro após assinar os papéis do casamento no mês passado.

A demonstração de amor é enfatizada pelo consultor de vendas José Lucas de Paiva, 24 anos. “Ele trocou o nome quando assinamos os papéis no cartório. Na Pirâmide teremos a oficialização feita pelo juiz Kéops. Eu estou ansioso, acho que algo pode acontecer. Como vamos estar em multidão, algumas pessoas podem aproveitar o anonimato. Mas espero que nada aconteça. Hoje as pessoas estão ficando mais contidas por causa das novas leis”, comenta.

PREPARATIVOS COMEÇAM ÀS 15H

Tradicionalmente realizado no Dia dos Namorados, o casamento foi transferido para hoje por causa da abertura da Copa do Mundo. Os casais ganharam da Prefeitura de Campina Grande, todo o figurino e no caso das noivas, produção de cabelo e maquiagem. Quatro equipes de cabeleireiros começam a produzi-las a partir das 15h, no Centro Cultural Lourdes Ramalho nas proximidades do Parque do Povo.

Às 18h30, os noivos seguem para a Pirâmide, onde serão recepcionados pelo grupo “Companhia Livre”, que fará uma apresentação especial. Em seguida se apresenta a Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa, que também tocará a valsa dos noivos. Um trio do forró irá animar o momento do brinde e das fotos. Cada casal poderá levar quatro convidados.

Jornal da Paraíba

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar