Início / Notícias / Cidades / Chargista Régis Soares ganha Medalha Cidade de João Pessoa

Chargista Régis Soares ganha Medalha Cidade de João Pessoa

Chargista Régis Soares ganha Medalha Cidade de João PessoaA Câmara Municipal de João Pessoa concedeu a Medalha Cidade de João Pessoa ao chargista Reginaldo Soares Coutinho, na tarde desta terça-feira (10). O homenageado, conhecido como Régis Soares, também é cartunista e caricaturista. A honraria foi proposta pelo então vereador Tavinho Santos (PTC), em 2011, e foi entregue em proposição do parlamentar Dinho (PR), em sessão especial secretariada por Bosquinho (DEM). Há 28 anos Régis expõe charges na rua, exibindo mais de mil peças.

O artista comentou que seu trabalho se centra nas questões sociais e na política, revelando que as contradições que ocorrem nesses cenários são a sua inspiração. “Uso o meu trabalho como uma ferramenta para ajudar a conscientizar a população. Muitos querem se expressar mas não sabem como dizer o que pensam ou o que querem, e acabo dando a voz a esses cidadãos em minhas charges”, afirmou Régis Soares.

O homenageado adiantou que há 28 anos expõe suas charges nas ruas e comemorou ter ultrapassado neste ano a marca de mil peças expostas desta forma. “É uma honra e um prazer inexplicável em receber essa honraria da CMJP. É muito gratificante ser reconhecido na terra em que você nasceu. Estou muito grato e convicto de que a união entre a política e a arte pode gerar muitos assuntos para explorarmos”, argumentou Régis Soares.

“Em sua origem humilde, Régis é um homem de cultura, da arte, de sensibilidade extrema. Parece ser fácil o que ele faz, mas tem que ter muito censo crítico e criatividade para retratar momentos e situações com humor e responsabilidade em charges. Na expressão de seus trabalhos, vemos a capacidade e o talento do artista, que presta um serviço importantíssimo e notável à população de João Pessoa, produzindo arte, informação e crítica social local. Em sua arte, Régis consegue marcar história. Receba com carinho essa homenagem, pelo amor que sentimos pela sua arte, pelo seu talento”, comentou Tavinho Santos.

“A charge de Régis é o reflexo de seu bairro e do povo de João Pessoa. Ao passar por uma de suas obras percebemos o tom em que anda a política naquele mmento na cidade. O seu trabalho é um reflexo do povo e hoje Régis figura como um formador de opiniões, sendo um parceiro da cidade”, frisou Dinho, que já concedeu um Voto de Aplausos ao artista pelos eu trabalho. Na ocasião, o vereador lembrou que nesta segunda-feira (9) o homenageado completou 54 anos.

Bosquinho Sabemos fez questão de lembrar como é dificil fazer arte e sobreviver dela, salientando que foi uma honra participar da homenagem a Régis. “Ele consegue passar em seus trabalhos o cotidiano de João Pessoa de forma muito inteligente. Temos um chargista, cartunista e caricaturista que não deixa a desejar em nenhum aspecto em relação aos outros profissionais desta área no Brasil. Régis é o próprio cotidiano de João Pessoa, e quem quiser saber o que se passa na cidade, passe em frente ao ateliê do artista, que saberá um aspecto atual através das charges expostas. Que essa mente brilhante possa continuar mostrando a cidade de João Pessoa”, desejou o parlamentar.

Perfil do homenageado

Reginaldo Soares Coutinho tem 54 anos, já publicou três livros, participou de várias exposições individuas e de salões de humor na Paraíba e em outros Estados. O cartunista teve trabalhos publicados em importantes veículos da imprensa, como O Pasquim, A Tribuna, O Norte, Correio da Paraíba e em jornais sindicais.

Atualmente, Régis Soares continua dando sua contribuição semanal na forma de um painel exposto na frente de seu ateliê, localizado na Rua Etelvina Macedo de Mendonça, no bairro da Torre, em João Pessoa. O trabalho é realizado há 28 anos e já exibiu mais de mil peças.

Da Redação com ASCOM

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar