Início / Notícias / Cultura / Com quatro décadas de carreira, Elba Ramalho lança ‘Do Meu Olhar Para Fora’

Com quatro décadas de carreira, Elba Ramalho lança ‘Do Meu Olhar Para Fora’

“Enquanto há vida, há aprendizado”. As palavras de Elba Ramalho refletem a sua bravura ao adentrar por caminhos mais ousados na música. Com quatro décadas de carreira, a cantora lança Do Meu Olhar Para Fora (Coqueiro Verde, R$24,90), álbum que traz a mistura dos sons dos metais com tambores e acordeon, em uma batida contemporânea.

A sonoridade pop-rock-eletrônica do novo álbum, o 33° de sua discografia oficial,  ficou a cargo do filho, Luã Mattar, e de Yuri Queiroga, os produtores do CD. “O mais legal de tudo foi ter sido incentivada por eles a ousar”, revela a cantora.

Em conversa com o JORNAL DA PARAÍBA, a paraibana conta que o disco foi trabalhado nos mínimos detalhes. Primeiro, a reforma do estúdio em sua casa, onde ele foi gravado.

Depois, a escolha de trazer o olhar contemporâneo de Yuri, com quem já havia trabalhado em 2007 no premiado disco Qual o Assunto que Mais Me Interessa? (Ramax/Atração Fonográfica). Fechando com a presença do filho pela primeira vez produzindo um trabalho dela. “Estava empolgada para trabalhar em casa. Eu precisava de uma renovação sonora. O Luã tem personalidade própria. O Yuri é um garoto muito antenado e muito legal de trabalhar”, conta.

O repertório do disco foi garimpado lentamente. Entre fados nordestinos, maracatus e samba, a cantora conseguiu construir um trabalho eclético e bem regional.

Dentro desta perspectiva, o destaque vai para as canções de Dominguinhos. São duas inéditas: ‘Olhando o coração’, feita em parceria com Climério Ferreira, e ‘Um passarinho enganador’, em parceria com Fausto Nilo.

Segundo a cantora, ainda vivo Dominguinhos a alertou que estava deixando algumas músicas inéditas com o compositor Adelson Viana, em Fortaleza. “Eu corri pra ele, que me enviou quatro músicas e delas escolhi as duas que estão no disco”.

O ‘Passarinho enganador’ teve a participação da cantora portuguesa Carminho. O convite surgiu após uma apresentação assistida por Elba. “Fiquei encantada com aquela voz”.

Carminho canta o prólogo da canção de Dominguinhos, ‘Nos ares de Lisboa’, o verdadeiro fado português. Em seguida entra a parte do fado nordestino composto pelo pernambucano. “Só ele poderia ter feito a música com essa intensidade melódica e harmônica, com essa singeleza que traz, ao mesmo tempo, uma força dramática”.

Reparando um erro, que diz ter cometido há um pouco mais de dez anos, Elba traz no novo disco a releitura de ‘Contrato de separação’, um clássico de Dominguinhos.

O erro, segundo ela, foi não ter gravado no disco Elba Ramalho e Dominguinhos – Baião de Dois (2005) a música que tanto admira. “Lembro bem, ao finalizar o álbum, que encontrei o Dori Caymmi e contei pra ele sobre o trabalho. Ele perguntou se eu tinha gravado ‘Contrato de separação’ e, na hora, percebi que tinha deixado de fora uma das canções mais bonitas de Dominguinhos”.

A voz marcante de Elba foi acompanhada pelas notas do acordeon de Toninho Ferragutti e pelo som do contrabaixo de Ney Conceição. A presença de cordas finalizou a nova versão da música que já foi imortalizada na voz de Nana Caymmi em 1979.

Foram gravadas 20 músicas, mas desde a idealização de O Meu Olhar Para Fora, Elba queria um disco com apenas 12 faixas. Entre o forró inédito de Evaldo Gouveia, uma música de Siba e outra do Gereba, ela garante que o material não utilizado neste trabalho não vai se perder. Quem sabe não entra em um próximo disco?

Segundo a cantora, o critério de escolha para este repertório não foi uma tarefa fácil. “Optamos pelas canções que tinham um apelo musical mais forte, que estavam mais integradas comigo, com o meu canto, e que eram mais surpreendentes”, explica.

Surpreendente mesmo é toda a composição do novo trabalho de Elba Ramalho que tem a presença forte dos metais da Spok Frevo Orquestra nos arranjos de músicas como ‘Risoflora’, regravação do manguebeat de Chico Science & Nação Zumbi, e ‘Fazê o que?’, de Pedro Luís e a Parede.

Agraciada com composições inéditas, a cantora ganhou de presente de Zélia Duncan e Dani Black a música ‘Só pra lembrar’, que traz na flauta de Dirceu Leite a lembrança do universo dos Pífanos de Caruaru (PE). “A Zélia disse que a letra era muito parecida comigo. A gente sempre cantou juntas em show, mas eu nunca tinha gravado uma composição dela”.

Outro presente veio do conterrâneo Chico César, que sob encomenda compôs a música ‘Patichuli’. “Essa foi uma intimação”, brinca.

Dinâmica e inquieta, Elba Ramalho não pára de se reinventar em sua música. Ela diz que até o seu “último suspiro” irá se renovar o tempo inteiro sem deixar de lado o seu jeito nordestino, que ela chama também de universal.

Show em tributo a Luiz Gonzaga será lançado em DVD

Com o álbum recém lançado, a turnê ‘Do Meu Olhar Pra Fora’ estreia no dia 22 de abril em São Paulo. De lá, o show passa por Brasília e Rio de Janeiro. Elba Ramalho diz que após se apresentar nas três cidade, ela trará a turnê para o Nordeste.

Para o segundo semestre, a cantora planeja voltar com o espetáculo ‘Cordas, Gonzaga e Afins’. O show de grande poder artístico, com cenário e iluminação bem trabalhados, foi patrocinado pelo Projeto Cultural Natura e percorreu sete cidades brasileiras.

A apresentação em Recife foi registrada e, ainda este ano, será lançado em CD e DVD. “O material já está pronto”, garante a cantora.

Elba Ramalho traz para o palco versões da música de Luiz Gonzaga, acompanhada de uma orquestra com 16 músicos. A cantora lamenta não ter incluído a Paraíba no roteiro de apresentações, mas adianta que para a volta da turnê ela pretende incluir Campina Grande e João Pessoa. “Eu quero demais que este espetáculo seja apresentado aí. A montagem é belíssima. O público da Paraíba merece assistir. É emocionante o show”.

Jornal da Paraíba

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar