Início / Notícias / O Maior São João do Mundo

O Maior São João do Mundo

O Maior São João do MundoImagine uma enorme fogueira queimando sem parar e por todos os lados pessoas se divertindo ao som do autêntico forró pé de serra. Pelas ruas, comidas típicas, caldinhos, milho e todas aquelas delícias da culinária nordestina. E ainda, artesanato, brindes e o que mais sua imaginação quiser inventar. Agora imagine tudo isso num só lugar. Assim é o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. O evento, que completou 30 anos de realização em 2013, traz nesta edição uma programação diversificada com artistas regionais e nacionais.

A novidade deste ano é o espaço no Parque do Povo que será dividido em três polos que receberão nomes de artistas nordestinos, são eles: O Arraiá Marinês, onde ficarão concentrados os bares e restaurantes; o Arraiá do Poeta Ronaldo Cunha Lima, que ficará no coração do Parque do Povo onde está localizada a pirâmide; e o Arraiá Genival Lacerda, onde estará o palco principal que receberá o nome de “Palco Capilé”, em homenagem ao cantor e compositor campinense.

Outra novidade é a revitalização da cidade cinematográfica que receberá o nome de Arraiá Hilton Motta e contará com uma réplica funcional do “Cassino Eldourado” que ficará aberto durante todo o evento, além da tradicional réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

A Copa do Mundo também terá suas influências sobre o Maior São João do Mundo, que este ano acontece no mesmo período do campeonato mundial. Em clima de comemoração, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, já prometeu que se o Brasil chegar até a final, o evento deve ganhar mais um dia de festa.

Segundo a prefeitura municipal, a festa pretende atrair cerca de 2,5 milhões de visitantes à cidade, entre os dias 6 de junho a 6 de julho. Além da programação principal no Parque do Povo, a festa contará com as tradicionais Ilhas do Forró, onde o som do triângulo e da zabumba convida a todos a cair no arrasta-pé.

Mais de 80 atrações irão animar o público durante os 30 dias de festa. Entre os principais nomes estão Santanna, Flávio José, Alcymar Monteiro, Dorgival Dantas, Frank Aguiar, Amazan, Lucy Alves, Fagner, Genival Lacerda, Zé Ramalho, Luan Estilizado, Elba Ramalho, Antônio Barros e Cecéu, Eliane, Gatinha Manhosa, Banda Encatus, Padre Fábio de Melo, Gabriel Diniz, Os Nonatos, Os 3 do Nordeste e Garota Safada.

E o evento não para por aí. No Maior São João do Mundo, a festa vai além dos limites do Parque do Povo. Para os turistas que vêm conhecer um pouco da cultura nordestina, o Sítio São João é parada obrigatória. O local é uma espécie de museu que representa, em tamanho natural, um vilarejo rural dos séculos XIX e XX composto por imóveis e atrações tradicionais presentes nas festividades juninas. No local, é possível encontrar animais vivos, como cavalos e galinhas, além de comidas típicas do sertão feitas na hora. Tem também artesanato para quem quiser levar uma lembrancinha da terra ou presentear alguém.

Não podemos esquecer dos eventos realizados nos distritos de São José da Mata e Galante, e nas casas de shows do município, além de festas juninas nos bairros. E tem ainda o festival de quadrilhas, nos dia 8, 9 e 10; a corrida dos namorados, que acontece no dia 12 de junho; o casamento coletivo e a caminhada da lua, no dia 13; o passeio ciclístico no dia 15, a corrida da fogueira no dia 22 e a corrida do jegue no dia 24.

A Locomotiva Forrozeira é outro evento a parte que acontece durante os dias 14, 21, 22, 23, 28 e 29 de junho. O passeio de trem entre as cidades de Campina Grande e o distrito de Galante começa às 10h, com a saída do trem da Estação Velha, onde funciona o Museu do Algodão, e segue até as 15h, quando retorna ao ponto de origem. Durante 1h30 de percurso, os passageiros se divertem e dançam nos sete vagões animados por trios de forró. A chegada no distrito de Galante conta com outras atrações num palco montado no local.

Jornal da Paraíba

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar