Início / Notícias / Brasil / Sobram mulheres em oito regiões metropolitanas do país, diz IBGE 49

Sobram mulheres em oito regiões metropolitanas do país, diz IBGE 49

Sobram mulheres em oito regiões metropolitanas do país, diz IBGE 51Está sobrando mulher e faltando homem em oito regiões metropolitanas do país. Essa é uma das conclusões da Síntese de Indicadores Sociais 2013, divulgada nesta quarta-feira (17), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo a pesquisa, as Grandes São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife e Belém têm predominância do sexo feminino. A capital com mais mulheres é o Rio de Janeiro, com 53,6% do total da população de pessoas do sexo feminino.

E não é só nas capitais que o homem está falta. Segundo os dados do IBGE, 51,4% da população é composta por mulheres e 48,6%, de homens. O número de mulheres é maior em todas as regiões do país, exceto no Norte, onde há pequena vantagem — 50,1% de pessoas do sexo masculino contra 49,9% do sexo feminino.

A estudante Gerlanda de Lima Ataíde, 22, sente na pele as dificuldades em conseguir um namorado. “Está difícil encontrar um que vale a pena. Vai chegar um ponto de ter que dividir com outras dez mulheres”, disse.

A também estudante Patrícia Gomes, 31, ainda afirma que a concorrência não é só entre as mulheres. “Hoje temos outros homens na disputa”, afirmou.

Já o estudante Leonilson Lessa, 22, comemora a prevalência feminina. “Para quem está solteiro, é muito bom ter mais mulheres. Isso faz com que elas tomem a iniciativa”, disse.

País

No país, em apenas quatro Estados existe mais homens que mulheres: Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará. Homens e mulheres estão em condição de igualdade em Goiás, Mato Grosso e Amapá.

Segundo o levantamento do IBGE, a razão de sexo –que é calculada pela razão entre o número de pessoas do sexo masculino por 100 pessoas do sexo feminino– foi de 94,5 para o Brasil em 2013. “Percebe-se que em todas as Regiões Metropolitanas a razão de sexo foi inferior a 100, ou seja, apresentavam maior concentração de mulheres que homens”, apontou o instituto.

Entre as unidades da federação, Rio de Janeiro apresentou maior proporção de mulheres (53,2%) e menor razão de sexo (88%)”, diz o relatório da síntese.

Uol

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar