Início / Notícias / Cultura / Amigos da Torá anuncia encerramento dos encontros judaicos em Campina Grande

Amigos da Torá anuncia encerramento dos encontros judaicos em Campina Grande

O presidente da Associação Amigos da Torá, rabino Davi Bem Avranhan, anunciou na manhã desta quinta-feira (12) o encerramento dos encontros judaicos em Campina Grande, confirmando que este de 2015 será o último.

Em carta aberta dirigida à população e à imprensa em geral, Davi diz que houve “calúnias, difamações, assédio moral, incompreensões e até mesmo agressões físicas e ameaças de morte e a escalada do islamismo sem o devido monitoramento dos órgãos competentes tornou-se um real perigo para nós”.

Davi também cita que “a boa intenção de contribuir com a cidade foi distorcida por muitos” e diz que as atividades da sinagoga vão continuar normalmente em Campina Grande”.

Leia, na íntegra, a carta aberta de Davi Bem Avrahan:

AMIGOS DA TORÁ FAZ DO IX ENCONTRO SEU ÚLTIMO EVENTO PÚBLICO NO CALENDÁRIO TURÍSTICO DOS EVENTOS RELIGIOSOS DE CARNAVAL EM CAMPINA GRANDE

Estarei encerrando as atividades de carnaval com o nosso IX Encontro AMIGOS DA TORÁ. Entendendo que tudo que tem um começo e tem um fim, nosso evento nunca teve outra finalidade senão contribuir com o conhecimento da história cultura e religião judaica de nossos ancestrais.

Diante de tudo que passamos, calúnias, difamações, assédio moral, incompreensões e até mesmo agressões físicas e ameaças de morte e a escalada do islamismo sem o devido monitoramento dos órgãos competentes tornou-se um real perigo para nós. Percebemos que a boa intenção de contribuir com a cidade foi distorcida por muitos… Alguns por ignorância e por dificuldade de entender o que lhes foi apresentado com mais de 3000 mil anos de existência, se surpreenderam com o que julgaram novo e desconhecido. Afinal a crise cultural da qual o povo brasileiro é vítima por vários motivos sempre foi um grande impedimento para o entendimento abrangente da população do que está em sua periferia, frutos de uma cultura bastante rudimentar e porque não dizer simplória.

Por outro lado os barões das religiões pré-existente no caldeirão de religiões que se tornou nossa cidade no período carnavalesco partiram com todas as armas disponíveis com a finalidade de neutralizar nossos esforços de trazer alguma luz ao já tão escuro túnel do conhecimento popular, prejudicado por séculos de alienação religiosa e cultural. Os profissionais da religião que sem escrúpulos investiram toda a sua máquina contra nós. O que para mim se tornou insuportável.

Nossa missão continuará, sempre no desejo talvez ingênuo e ideológico de que a cidade tida como a mais tolerante do país realmente se torne não em tese mas de fato um lugar melhor de se viver, uma cidade mas tolerante e menos violenta já que hoje ostenta o título da mais violenta de porte médio de todo território brasileiro, segundo estudos de professores da UEPB.

Significa que estes milhões gastos durante todos estes anos não ajudou a contribuir nem com a tolerância e nem muito menos com a diminuição de violência já que tivemos até homicídios em mega eventos durante o carnaval, sem falar de inúmeros assaltos e arrombamentos de carros nos mega eventos.

Continuaremos nossa jornada de salvadores de estrelas, talvez não consigamos muitos salvamentos, mas sei que faremos toda a diferença nas que salvarmos…

Continuaremos com nossas tão festejadas celebrações como a exemplo da festa dos tabernáculos, que tanto aproxima cristãos e judeus.

Entendemos que todo o mal trás em si um bem. E diante dos últimos acontecimentos nos fez refletir e enxergar novos horizontes.

Nosso modelo de evento foi desde o início atropelado pelos mega eventos locais que recebem apoios milionários. Ao ponto de diretamente ou indiretamente exercerem tamanha influência gerando indiferenças, anti semitismo no público cativo aos dogmas sedimentados por séculos de catequização, resultando em tamanha alienação prejudicando o senso critico e pragmático das pessoas que a cada ano nos veem como um estorvo, um obstáculo a ser removido de cruzadas regionais que tem como intuito a suplantação das demais religiões. Tentamos alerta, mas sem sucesso. A cruzada muçulmana chegou e fará muitas vítimas…

Desta forma nos ficou muito claro que nos tornamos uma espécie de pavimentação para as gigantes “patrolas” religiosas dos donos da religião desta cidade. No entanto continuaremos firmes no intuito de auxiliar na compreensão do mundo judaico que outrora foi o motor propulsor da formação do nosso Estado. Continuaremos treinando e capacitando a todos que

Busquem um retorno as raízes judaicas.

A todos que durante estes nove anos nos acompanharam, torceram, auxiliaram, participaram de nossos eventos de carnaval o meu muito obrigado. Obrigado aos conhecidos e anônimos. Certo de que o Eterno os recompensará.

Nossa congregação continuará funcionando em sede própria a Rua Fernandes Vieira 545, José Pinheiro Nesta. Continuaremos a colaborar com a comunidade.

Meus sinceros agradecimentos ao prefeito Veneziano que em sua gestão possibilitou o surgimento de nosso evento e nunca nos faltou em apoio. Ao vereador Peron Japyassu pelo apoio constante em todas as nossas demandas durante o seu mandato.

Deixo aqui também meus sinceros agradecimentos ao Eterno, pois sem Ele não teria conseguido suportar todos os revezes que nos marcaram durante esta jornada.

Agradeço aos meus irmãos de fé que acreditaram em nosso projeto e que hoje o IBGE nos registra no Estado Paraíba com quase mil praticantes do judaísmo. Ficamos felizes de termos colaborado com este crescimento.
Agradeço aos meus filhos que dedicaram-se em realizar e fazer parte de acontecimentos inesquecíveis.

Certo da compreensão de todos concluo com a seguinte frase em hebraico:
AM ISRAEL CHAI!!! POVO DE ISRAEL VIVE!!!

Davi Bem Avrahan
Presidente da Associação Amigos da Torá

Da Redação com ASCOM

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

Deputados participam de entrega de reforma em escolas estaduais em João Pessoa

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, participou nesta sexta-feira (10), da …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar