Início / Notícias / Destaques / Assembleia Legislativa concede Medalha Dom Helder Câmara ao padre João Maria Cauchi

Assembleia Legislativa concede Medalha Dom Helder Câmara ao padre João Maria Cauchi

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (16), uma Sessão Solene para entrega da Medalha Dom Helder Câmara ao padre João Maria Cauchi. A propositura, do deputado Frei Anastácio, teve o objetivo de reconhecer o trabalho do homenageado na luta e defesa dos direitos dos trabalhadores rurais da Paraíba.

De acordo com o parlamentar, a homenagem reconhece os 50 anos de esforços empreendidos pelo padre em favor da população mais vulnerável do estado. “Para mim, o padre João Maria é um exemplo de dedicação do bem-servir. Na sua simplicidade, sem fazer alarde, ele vai fazendo a ação útil à possibilidade de tornar um ser humano melhor. Portanto, é um reconhecimento a um homem que, no decorrer da vida, assumiu como sacerdote a missão de anunciar o reino de Deus, ajudando nas lutas e causas sociais do povo sofrido”, afirmou.

O homenageado aproveitou para agradecer a iniciativa do deputado Frei Anastácio e destacou o espaço cedido pela Casa do Povo para o debate da luta camponesa por melhores condições de vida. “Eu agradeço a todos aqueles que contribuíram ou apoiaram essa causa comigo porque sozinho eu não poderia fazer nada. Então, tudo isso aconteceu pela perseverança e luta dos trabalhadores da terra. A Assembleia reconhece o esforço que se faz para o homem do campo poder ter uma situação melhor para viver, trabalhar, sustentar os filhos e viver dignamente”, finalizou.

Também participaram da Sessão Solene o deputado federal Luiz Couto; o padre Alex Cauchi; a coordenadora estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Tânia Maria de Sousa e a representante da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Wilma Martins, além representantes e membros de organizações e entidades ligadas aos trabalhadores rurais da Paraíba.

Perfil

Natural da cidade de Gozo, em Malta, João Maria Cauchi nasceu em 1942 e estudou no Seminário Menor e Maior do Coração de Jesus, na Ilha de Gozo-Malta. Em 1963, chegou ao Brasil e estudou Teologia do Recife, criado por Dom Helder Pessoa Câmara. Em 1967, foi o primeiro padre ordenado por Dom José Maria Pires na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, tendo a primeira paróquia no município de Serraria. Durante a trajetória sacerdotal, João Maria Cauchi chegou a atender as cidades Itabaiana, Mogeiro, Ingá, Gurinhém e Pedras de Fogo, nomeado posteriormente Pároco de São Miguel de Taipu.

Agência ALPB

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

TRF4 mantém bloqueio de R$ 16 milhões de Lula no caso triplex

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, negou nesta terça-feira, 28, …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar