Confira os 10 acontecimentos que marcaram o São João de Campina Grande

© Foto: Emanuel Tadeu/Aliança & Medow Promo

Da Redação

O São João de Campina Grande foi marcado por vários acontecimentos, que com certeza, ficarão marcados na história da festa. Confira abaixo, a lista dos 10 fatos mais comentados durante a festa:

1 – Greve dos Caminhoneiros

28 de maio – O Maior São João do Mundo é adiado em uma semana devido a greve de caminhoneiros

Os festejos juninos iriam começar já nesta sexta-feira (1), seguindo até o dia 30 de junho. No entanto, em função de todos os prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros, que durou cerca de nove dias em todo o Brasil, a Prefeitura de Campina Grande adiou o início para o dia 8 de junho, com término previsto para 8 de julho.

Em sua fala, Romero Rodrigues considerou diversos pontos importantes para a confirmação do adiamento. Entre os fatores, estava a dificuldade na distribuição de alimentos e bebidas para os comerciantes, além da questão da segurança e do abastecimento de combustível na cidade.

2 – São João suspenso e sem música

04 de junho – Faltava quatro dias para o início da festa, quando a Justiça da Paraíba concedeu liminar que proibia a execução de músicas durante o Maior São João do Mundo.

A decisão foi proferida pela juíza da 2ª Vara da Fazenda, Ana Carmem Pereira Jordão, que atendia a ação promovida pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

A entidade cobrava o pagamento de direitos autorais para os compositores referente ao evento do ano passado e alegava, que não havia previsão de pagamento dos direitos da festa desse ano.

3 – Liminar derrubada, abertura mantida

05 de junho – Em decisão proferida pela desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, foi acatado um agravo de instrumento apresentado pela Procuradoria do município, liberou a execução das músicas até que mérito fosse julgado e garantiu a abertura da festa.

4 – Tudo junto e misturado

08 de junho – Após a polêmica “invasão sertaneja” na edição de 2017 do Maior São João do Mundo, este ano a novidade foi a mistura de ritmos. O palco principal do evento apresentou vertentes musicais como: axé, forró estilizado, swingueira, pagode, lambada e arrocha. O evento foi aberto com shows de Santanna e Mano Walter.

5 – São João com agulhas

10 de junho – Os primeiros casos foram registrados no primeiro fim de semana de abertura do Maior São João do Mundo. Foram contabilizadas um total de 60 pessoas feridas com agulhadas, segundo o Hospital de Trauma de Campina Grande. A Polícia Civil abriu inquérito sobre o caso e já ouviu 16 vítimas.

6 – Terrorismo e perseguição

12 de junho – O prefeito Romero Rodrigues se pronuncia pela primeira vez sobre a polêmica das supostas agulhadas no Parque do Povo e estranhou o fato de que isso só apareceu agora no São João de 2018, ano de eleição. Romero afirmou que estavam criando um terrorismo sem ao menos saber de onde o problema estava vindo, pegando informações de apenas um hospital da cidade.

7 – Biometria facial só em 2019

13 de junho – A biometria facial no Parque do Povo, prometida no lançamento do evento, não funcionou. De acordo com a empresa organizadora do evento, o projeto que previa o monitoramento e o controle de entrada e saída das pessoas, só funcionará plenamente na edição de 2019.

8 – Tradição quebrada

17 de junho – A cantora Elba Ramalho, que tradicionalmente se apresentava na noite de São João, teve sua participação vetada, voltando a ser incluída posteriormente. Seu show foi bastante eclético, misturando estilos como arrocha, rock e reggae no Parque do Povo.

9 – Incêndio no Parque do Povo

30 de junho – Um incêndio atingiu 24 barracas, no Parque do Povo que foi evacuado e a programação do dia foi cancelada. Fogo foi iniciado durante troca de botijão de gás, resultando em duas pessoas feridas. Resultado da perícia sairá em um período de 30 dias, segundo o Corpo de Bombeiros.

10 – Então diga que valeu

08 de julho – Apesar de todos os percalços o São João de Campina Grande mostrou-se forte, já passava da 0h, quando o cantor Bell Marques subiu ao palco principal, acompanhado por um público animado, que num só coro repetia: “Então diga que valeu, o nosso amor valeu demais!”

Redação Clip PB
O Portal de Notícias Mais Completo da Paraíba - Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.