Conheça a trajetória de Jair Bolsonaro, o presidente escolhido nas eleições de 2018

© Nelson Jr./Ascom/TSE

© Blog do Planalto

Eleito como 38º Presidente da República do Brasil em 28 de outubro de 2018 pela Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL/PRTB), Jair Messias Bolsonaro nasceu em 21 de março de 1955, no interior do estado de São Paulo. Filho de Percy Geraldo Bolsonaro e Olinda Bonturi Bolsonaro, Jair Bolsonaro, hoje, aos 63 anos, vive sua maior realização política ao ser empossado no cargo de presidente da República Federativa do Brasil.

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1977, ingressou na reserva em 1988, no posto de Capitão. Na época, também concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo eleito vereador. Em 1990, conquistou o primeiro dos sete mandatos consecutivos no cargo de Deputado Federal, sendo em 2014 o mais votado no País na disputa pela Câmara Federal, com 464.565 votos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Desde 1988, quando ingressou na política, Bolsonaro defende os mesmos valores e ideias que fizeram parte de sua campanha presidencial. Foram essas as bandeiras que, gradativamente e ao longo dos anos, o consolidaram como uma figura de fortes opiniões e que, de modo firme e coerente, representava o anseio da população brasileira por mudança.

Os 57,8 milhões de votos recebidos na corrida presidencial de 2018 demonstraram de modo expressivo a vontade popular.

Atuação Parlamentar

Na última legislatura, Bolsonaro foi titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Suplente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e Suplente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime organizado, além de ter sido membro atuante, em outras sessões legislativas, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Principais bandeiras

Em seus mandatos parlamentares, destacou-se como uma voz em defesa de melhores condições de trabalho e remuneração aos militares ativos, inativos e pensionistas. Além disso, lutou por um maior rigor disciplinar nas instituições de ensino, redução da maioridade penal, posse de arma de fogo para o cidadão de bem e direito à legítima defesa, segurança jurídica na atuação policial, valores cristãos e pela família tradicional.

Foi idealizador de um projeto que torna obrigatório o voto impresso, o texto segue em fase de discussão no Congresso. Caso avance, contribuirá para a realização de eleições mais confiáveis e passíveis de auditagem. Além disso, destacou-se como incansável defensor do combate à corrupção.

Família

Bolsonaro é pai de cinco filhos: Flávio, Carlos, Eduardo, Renan e Laura. Flávio Carlos e Eduardo, respectivamente, foram eleitos como senador pelo estado do Rio de Janeiro; vereador do município do Rio de Janeiro e deputado federal pelo estado de São Paulo.

Redação Clip PB
O Portal de Notícias Mais Completo da Paraíba - Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.