Início / Notícias / Mundo / Conversas sobre governo de união fracassam e crise se aprofunda no Afeganistão

Conversas sobre governo de união fracassam e crise se aprofunda no Afeganistão

Conversas sobre governo de união fracassam e crise se aprofunda no AfeganistãoAs conversas sobre um acordo de divisão de poder entre os candidatos presidenciais afegãos fracassaram e reacenderam os temores de conflitos sectários por conta do polêmico resultado da eleição, disse um líder proeminente do país, nesta segunda-feira (1º).

Segundo colocado nas eleições presidenciais, Abdullah Abdullah contesta auditoria do pleito

Nos termos do acordo mediado pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, o segundo colocado na votação deveria nomear um “executivo-chefe” para um governo de união nacional concebido para apaziguar as tensões políticas.

Abdullah Abdullah ficou em segundo lugar nos resultados oficiais do pleito. Mohammad Mohaqeq, um dos candidatos a vice-presidente na chapa de Abdullah, disse que os dois lados não concordam sobre os poderes do executivo-chefe, acusando o grupo do vencedor da eleição, Ashraf Ghani, de endurecer sua posição.

“As conversas fracassaram dois dias atrás. O processo político está em um impasse agora, não vemos saída”, declarou Mohaqeq, líder da minoria hazara, enquanto a luta pelo poder na sucessão do presidente afegão, Hamid Karzai, se arrasta há meses sem sinal de resolução.

Mais tarde, a campanha de Abdullah informou que irá se retirar do processo político se suas demandas não forem contempladas até terça-feira (2). Atta Mohammad Noor, aliado poderoso e governador da província de Balkh, no Norte do país, exortou seus apoiadores a se prepararem para manifestações de rua.

O rompimento das negociações para um entendimento político acontece dias depois de a equipe de Abdullah abandonar uma auditoria da Organização das Nações Unidas, (ONU) do segundo turno de 14 de junho, segundo a qual se dizia insatisfeita com a maneira como se estava lidando com os votos fraudulentos.

Juntos, os dois fracassos deixaram o acordo mediado pelos EUA em farrapos e aprofundaram a incerteza sobre o momento em que Karzai poderá entregar o cargo a um sucessor.

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

Deputados participam de entrega de reforma em escolas estaduais em João Pessoa

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, participou nesta sexta-feira (10), da …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar