Início / Notícias / Destaques / Deputados destacam campanha de prevenção ao câncer de próstata

Deputados destacam campanha de prevenção ao câncer de próstata

Deputados estaduais destacaram nesta quarta-feira (1º) a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, principal alvo de conscientização do público masculino por conta do Movimento Novembro Azul. O envolvimento de órgãos públicos e a luta contra o preconceito foram alguns dos temas abordados pelos parlamentares. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve diagnosticar, em 2017, 61,2 milhões de novos casos da doença.

Para o deputado Ricardo Barbosa, a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata é uma grande arma contra o alto número de mortes na população masculina por conta da doença. “Posso falar com conhecimento de causa – já que fui vítima desse mal – de que o diagnóstico precoce é fundamental na luta contra a doença. Graças a Deus estou curado, e reconheço a importância da campanha Novembro Azul”, afirmou.

Já o deputado Hervázio Bezerra afirmou que, paralelamente à conscientização sobre o diagnóstico precoce, é importante que o Movimento Novembro Azul atue para destruir preconceitos. “É preciso que todos se conscientizem de que a saúde é, sem dúvidas, mais importante que qualquer preconceito. É preciso que nós homens tenhamos o hábito de ir ao médico regularmente, que possamos perder a vergonha e o preconceito”, ressaltou.

O deputado Raniery Paulino, por sua vez, ressaltou a importância do envolvimento de órgãos públicos, a exemplo da Assembleia Legislativa, para fortalecer as mobilizações em torno do Novembro Azul. “A divulgação e a inclusão desse movimento na agenda, seja da Assembleia ou de outras instituições, tem o mérito de, além de diminuir o preconceito, conscientizar sobre o diagnóstico precoce, contribuindo para uma maior longevidade da população masculina”, finalizou.

Novembro Azul – O Novembro Azul é um movimento de conscientização realizado por diversas instituições, voltado para a prevenção das principais doenças que atingem a população masculina, com destaque para o câncer de próstata.

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado no dia 17 de novembro.

Agência ALPB

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

Há 70 anos, Câmara Municipal de João Pessoa reencontrava a democracia

Esta terça-feira, 14 de novembro de 2017, véspera de feriado da Proclamação da República, a …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar