Em bairros de João Pessoa, calçadas são ‘privatizadas’ por comerciantes

© Correio da Paraíba

As calçadas de João Pessoa têm sido invadidas por comerciantes, com placas, mesas, cadeiras que atrapalham e colocam em risco o pedestre, obrigado a disputar espaço com os veículos. Porém, como se isso não bastasse, eles avançaram mais e agora ocupam também a faixa dos veículos. No bairro de Mangabeira, por exemplo, donos de estabelecimentos na Rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, colocaram cavaletes, pneus e até cones demarcando o espaço que deveria ser dos veículos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) avisou que vai fiscalizar vários setores de João Pessoa e notificar quem estiver irregular. Conforme a gravidade, o valor da multa pode ser superior a R$ 14 mil.

Quem mora no bairro, garante que o problema é constante e os comerciantes não respeitam a faixa que deveria ficar livre para os veículos. “Minha filha estuda perto daqui e é realmente uma situação que precisa ser resolvida, principalmente nos horários de pico, porque atrapalha ainda mais o trânsito que já é complicado”, denunciou a dona de casa Lucy Medeiros.

A via é uma opção para quem não quer circular pela Avenida Josefa Taveira, principal do bairro, mas está virando um caos, já que as vistorias não são frequentes. Com isso, donos de oficinas, bares e outros pontos comerciais se aproveitam e ocupam todos os espaços, inclusive os proibidos.

Nessa segunda-feira (13) pela manhã, além de cavalete e pneu de trator fechando a faixa, quatro motocicletas estavam estacionadas sobre a calçada, desrespeitando o direito do pedestre. O dono de um bar chegou a colocar três cones isolando a frente de seu estabelecimento e impedindo a passagem de veículos naquele trecho do asfalto.

Josenildo Belmont, diretor de Serviços Urbanos, da Sedurb, explicou que conta som seis fiscais que inspecionam a cidade. Dependendo da denúncia, a equipe é deslocada até o local e faz a notificação para que os responsáveis compareçam à Sedurb. Lá, eles recebem orientação de como fazer o ordenamento, evitando as ocupações irregulares.

Trânsito
A Superintendência não tem competência para atuar nesse tipo de irregularidade e só pode intervir se flagrar alguém colocando algo não permitido.

Redação Clip PB
O Portal de Notícias Mais Completo da Paraíba - Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.