CidadesManchetes

Empresa responsável por aterro em Campina é atuado pelo Ibama

© Foto: Reprodução/TVCabo Branco
Clip PB • A Notícia Em Sua Mão!

G1 Paraíba

A empresa responsável por um aterro sanitário localizado na zona rural de Campina Grande foi autuada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta terça-feira (24). De acordo com o órgão, a multa, de R$ 60.750, foi dada porque informações enganosas foram fornecidas no cadastro técnico do instituto.

Além disso, segundo o Ibama, a empresa foi notificada para comprovar o “cumprimento de condicionantes do licenciamento ambiental”, em um prazo de dez dias. O aterro fica localizado no Sítio Logradouro, em Campina Grande.

De acordo com o engenheiro e responsável técnico pelo aterro, João de Azevedo Freire, a Ecosolo vai recorrer do valor da multa. No entanto, conforme informou, “a multa não se deveu à operação incorreta do aterro, mas meramente a uma questão burocrática”. O G1 tentou entrar em contato com a Prefeitura de Campina Grande, mas as ligações não foram atendidas.

A ação ocorreu durante a Operação Aterro, do Ibama, que é realizada pelo instituto nas regiões de João Pessoa e Campina Grande, com o objetivo de fiscalizar a regularidade ambiental dos locais que recebem resíduos sólidos. Ainda segundo o órgão, na Paraíba, a maioria dos municípios está regularizada ou em processo de regularização.

Nesta segunda-feira (23), o órgão identificou catadores trabalhando em situações insalubres em aterro localizado na cidade de João Pessoa, mas que atende também outras cidades da Região Metropolitana da capital. No local, foi flagrada a chegada de um caminhão, que traz dos supermercados alimentos que não servem mais para o consumo e depositam no aterro. Os trabalhadores retiram tudo que podem aproveitar e levam para a mesa de casa ou cozinham no próprio aterro.

MPT investiga

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba informou que não havia recebido nenhuma denúncia sobre a situação de trabalhadores que atuam no Aterro Sanitário Metropolitano. No entanto, com base na reportagem exibida pela TV Cabo Branco, o MPT instaurou procedimento para apurar as denúncias contidas na matéria.

Clip PB • A Notícia Em Sua Mão!
Redação Clip PB
O Portal de Notícias Mais Completo da Paraíba - Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.