Início / Notícias / Estudante paraibana ganha prêmio em feira de ciências internacional

Estudante paraibana ganha prêmio em feira de ciências internacional

Estudante paraibana ganha prêmio em feira de ciências internacionalA estudante paraibana Rayhanne Maria de Araujo Jatobá, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar na 29ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerado o maior encontro do gênero da América Latina, que ocorreu entre 28 e 31 de outubro em Novo Hamburgo (RS).

Rayhanne, que estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Médici, na capital, foi uma das representantes da Paraíba no evento que reuniu cientistas e estudantes de 22 países.

A aluna apresentou a pesquisa ‘Análise das Ilhas de calor no município de João Pessoa-PB: crescimento urbano, variações técnincas e possíveis soluções’ em conjunto com a colega Karoline Oliveira Ribeiro, com a orientação da professora de Física Rafaelle da Silva Souza.

“O evento foi muito proveitoso”, avaliou Rayhanne. “Apresentamos o nosso trabalho em um stand, e ele foi submetido para avaliação da comissão organizadora”, explicou. No total, o encontro reuniu mais de 482 projetos nacionais e internacionais.

O trabalho foi selecionado em primeiro lugar na categoria Gerenciamento do Meio Ambiente – juntamente com uma pesquisa sobre fungicidas e bactericidas do México – e foi credenciado para participar do I-Sweep, maior feira de ciências de Ensino Médio do mundo, que ocorre em Houston, Texas, nos Estados Unidos, no próximo ano.

Além disso, a estudante, que pretende estudar Direito Internacional no futuro, ganhou o Prêmio Pesquisador CNPQ durante a feira, que concede uma bolsa de iniciação científica júnior. “A bolsa irá me ajudar a aprofundar a minha pesquisa e dar continuidade ao projeto”, declarou ela.

De acordo com  a orientadora Rafaelle Souza, o interesse para a pesquisa partiu das alunas. “Todo ano eu apresento algumas ideias para pesquisa aos alunos através do meu site, o Física Além das Contas”, disse ela. “As alunas se interessaram pelo tema e desenvolveram o projeto, que resultou em uma pesquisa de muita qualidade”, contou.

Para a professora, o prêmio ajuda a estimular os estudantes a produzir pesquisas acadêmicas e mostra a importância da escola pública para a educação. “Muitas pessoas enxergam a escola pública com preconceito”, contou Rafaelle. “Casos como o desse prêmio ajudam a desmistificar isso e mostram que a educação pública tem qualidade”, concluiu.

Jornal da Paraíba

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

TRF4 mantém bloqueio de R$ 16 milhões de Lula no caso triplex

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, negou nesta terça-feira, 28, …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar