Início / Rascunho / Fisioterapia e Terapia Ocupacional comemoram em 13 de outubro 45 anos de atuação no Brasil

Fisioterapia e Terapia Ocupacional comemoram em 13 de outubro 45 anos de atuação no Brasil

Fisioterapia e Terapia Ocupacional comemoram em 13 de outubro 45 anos de atuação no BrasilRegulamentadas no país no mesmo ano, 1969, sob o mesmo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, a fisioterapia e a terapia ocupacional são consideradas profissões irmãs e estão sob a regulamentação da mesma autarquia, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Com a missão de oferecer mais autonomia e qualidade de vida aos pacientes, essas duas profissões são cada vez mais necessárias no dia a dia da população brasileira, tendo em vista fatos como o aumento no número de idosos, o crescimento expressivo na quantidade de acidentes de trabalho, além do que vem sendo considerado como uma verdadeira epidemia moderna, os acidentes de trânsito envolvendo motos e bicicletas.

Atualmente, existem na Paraíba cerca de 3100 fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais registrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-1). No mercado de trabalho, a área de fisioterapia ainda é mais concorrida diante da grande quantidade de formandos que chegam ao mercado a cada ano, oriundos dos cerca de 15 cursos de graduação oferecidos no Estado. Já a área de Terapia Ocupacional possui uma demanda menor tanto no número de vagas no mercado de trabalho quanto no de profissionais. Além disso, só há um curso de graduação em Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O fisioterapeuta avalia, previne e trata os distúrbios do movimento humano, sejam decorrentes de alterações de órgãos e sistemas ou com repercussões psíquicas e orgânicas. Mas sua atuação vem sendo cada vez mais constantes nos problemas modernos do dia a dia, como o atendimento a acidentados de motos, um número que representa 30,6% dos casos de acidentes terrestres. O fisioterapeuta é um profissional essencial no atendimento a esse paciente, tratando o trauma físico e devolvendo a função ao membro ou aos membros atingidos. Após essa recuperação do movimento, é a vez do terapeuta ocupacional atuar para readequação desses movimentos nos membros sequelados ou a adaptação de novos movimentos através da utilização de membros substitutos, órteses e próteses. Esse trabalho com o paciente permite sua reintegração à sociedade, tornando-o, novamente, um indivíduo atuante no mercado de trabalho, por exemplo.

Os pacientes da terceira idade estão entre os mais atendidos pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Estes profissionais atuam para garantir mais qualidade de vida e autonomia a essa parte da população que, de acordo com a última pesquisa do IBGE, só aumenta. Há, inclusive, uma projeção do Instituto para que, em 2050, o  país tenha dois bilhões de idosos. O trabalho desenvolvido pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é essencial nesse público, já que atuam diretamente nas doenças e disfunções que mais acometem esses pacientes nessa época da vida. Como exemplos, podemos citar a atuação do fisioterapeuta na análise e tratamento do equilíbrio e do caminhar; nas disfunções reumatológicas; bem como na recuperação de cirurgias.

A Terapia Ocupacional, por sua vez, pode oferecer às pessoas da terceira idade alternativas para ultrapassar algumas barreiras; em especial, por meio do desenvolvimento de tecnologias que auxiliem nas atividades da vida diária. Existe também a orientação das duas profissões para prevenção de quedas, como no trabalho na adaptação de casas, quando são analisadas as dificuldades do morador e propostas sugestões que tornem a residência mais adequada.

O papel do Conselho na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional

Fiscalizar, regulamentar e servir como uma espécie de Tribunal de Ética: são as três atribuições básicas do Conselho. “É importante esclarecer que não somos órgãos de classe, nosso objetivo é defender a sociedade dos maus profissionais”, define o presidente do CREFITO-1 Dr. Silano Barros. Atualmente o CREFITO-1 possui cerca de 12 mil inscritos e faz parte de uma rede de 13 conselhos regionais que se integram ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), formando o sistema COFFITO/CREFITOs.

Da Redação com Ascom

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

Deputados participam de entrega de reforma em escolas estaduais em João Pessoa

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, participou nesta sexta-feira (10), da …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar