Início / Rascunho / Inscrições para o Sisu 2015 começam hoje vão até quinta-feira

Inscrições para o Sisu 2015 começam hoje vão até quinta-feira

Começam hoje (19) as inscrições para a primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos que pretendem estudar em uma das quatro universidades públicas da Paraíba já podem inscrever-se para concorrer a uma das 14.885 vagas oferecidas para os dois semestres de 2015 no Estado. Ao todo, são mais de 261 cursos disponíveis em diversas áreas. O prazo vai até as 23h59 desta quinta-feira (22). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 26 de janeiro.

O Sisu usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o processo seletivo. Cada candidato pode escolher dois cursos, de acordo com a preferência do sistema. É permitida a modificação das decisões até o último momento do registro. Após a aprovação, a matrícula deverá ser feita na instituição para a qual o candidato foi selecionado, nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro, conforme edital.

Das vagas abertas, 7.840 são destinadas à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para 113 cursos dos campi de Bananeiras, Areia, Rio Tinto, Mamanguape, João Pessoa e as unidades acadêmicas de Santa Rita e Mangabeira.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por sua vez, oferta 4.755 vagas dos 75 cursos para o ano letivo. Os cursos são dos campi de Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Sumé. Já a UEPB disponibiliza 3.210 vagas em 46 cursos de graduação e dois cursos técnicos em Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.

As inscrições devem ser feitas através do site do Sisu.

Lei de Cotas

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu reservaram vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Destas, metade é destinada para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. O preenchimento das vagas leva em conta ainda critérios de cor ou raça.

Cada instituição pode optar pelo percentual a ser reservado, garantindo, no processo seletivo do Sisu 1º/2015, pelo menos 37,5% de suas vagas para as cotas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

Brasil

Em todo o país, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino. As inscrições do Sisu terão início no próximo dia 19 e irão até as 23h59 do dia 22. Os resultados, por sua vez, serão divulgados no dia 26 e poderão ser acessados pelos candidatos por meio do endereço (http://sisu.mec.gov.br/).

Jornal da Paraíba

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

Deputados participam de autorização de obras na cidade de Rio Tinto

O presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, participou, ao lado do governador Ricardo …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar