© Foto: Reprodução/Facebook

Juízes pedem tropas federais para Campina nas Eleições

Correio da Paraíba

Seguindo a tradição das últimas sete eleições, Campina Grande poderá contar com reforço de tropas federais também nas eleições deste ano. É que os juízes eleitorais que atuam na cidade já encaminharam ofício formulando o pedido ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Romero Marcelo da Fonseca, para garantir o reforço de homens do Exército para reforçar a segurança do pleito.

No ofício, assinado por Ana Christina Soares Penazzi (da16ª Zona Eleitoral), Horácio Ferreira de Melo Júnior (17ª Zona Eleitoral) e Falkandre de Sousa Queiroz (72ª Zona Eleitoral), é apresentado os motivos da solicitação e o histórico da cidade, que conta com uma geográfica política muito acentuada e com disputas eleitorais muitos acirradas. De acordo com o juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, que além de titular da 17ª Zona Eleitoral, é coordenador da propaganda eleitoral, apesar do excelente trabalho que vem sendo realizada pelas forças policiais do Estado, é importante a presença de tropas federais em alguns setores da cidade, para auxiliar aos próprios juízes.

O magistrado ressaltou também, o próprio histórico das eleições na cidade. E acredita que o pedido deverá ser aprovado, para que o reforço chegue a cidade pelo menos três dias antes do pleito. Se o pedido for aprovado pelo plenário do TRE-PB, que vai abrir um processo para analisar o caso, mandar ouvir também o Governo do Estado, que garante que o efetivo policial tem condições de garantir a segurança do pleito, mas não costuma se opor aos pedidos.

No caso de ser aprovada pela Corte paraibana, a solicitação dos magistrados de Campina Grande será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai analisar e se aprovar, deve repassar a demanda para o Governo Federal.

Três dias antes

Horácio adiantou que o ideal seria a presença do Exército, na cidade, a partir de 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno do pleito, em 7 de outubro. O juiz lembrou que, em atendimento ao pedido dos juízes que atuam no processo, as tropas federais já autorizadas para auxiliar na segurança das Eleições em Campina Grande nos últimos sete pleitos, ocorridos nos anos de 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016.

“Inclusive, o próprio presidente do TRE, desembargador Romero Marcelo, nos orientou a formular o pedido com antecedência, de forma preventiva. Já que a tendência natural é da necessidade deste reforço, para nos auxiliar em nossas atividades”, declarou.

 

Sobre Redação Clip PB

O Portal de Notícias Mais Completo da Paraíba - Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money