Início / Notícias / Cidades / Mutirão ganha academia da saúde e completa reforma da UBS

Mutirão ganha academia da saúde e completa reforma da UBS

Mutirão ganha academia da saúde e completa reforma da UBSA população do bairro Mutirão, um dos mais carentes de Campina Grande, recebeu nesta quinta-feira, 23, dois importantes equipamentos comunitários. O prefeito em exercício, Nelson Gomes Filho, inaugurou uma academia de saúde e a completa reforma da UBS do Mutirão, numa solenidade prestigiada por vereadores, lideranças comunitárias, secretários municipais e outras autoridades. O ato ainda foi prestigiado pelo prefeito licenciado, Romero Rodrigues, e pela primeira-dama Micheline Moura.

Segundo a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, as academias da saúde estão integradas às ações da Atenção Básica, em especial aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – Nasf’s. “A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde, ajudando a prevenir doenças como diabetes e hipertensão, causadas, entre outros fatores, pela obesidade e o sedentarismo”, explicou.

Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mutirão está de cara nova. O local passou por obras de reforma, melhorias há anos reivindicadas pelos moradores e lideranças da comunidade. A PMCG investiu quase R$ 70 mil para reformar a UBS, que conta com consultório de enfermagem, sala de imunização, consultório médico, almoxarifado, sala de curativos, copa/cozinha, farmácia, setor de esterilização, banheiros com acessibilidade e outros equipamentos.

No local, atuam duas equipes, com profissionais da Estratégia de Saúde da Família, beneficiando cerca de três mil usuários, inclusive da zona rural. As equipes são integradas por médicos, enfermeiros, agentes de saúde, além de profissionais especializados em saúde bucal. São ao todo 23 profissionais, além do pessoal do Nasf.

A reforma faz parte de uma estratégia de humanização do atendimento da rede municipal de atenção básica à saúde. A determinação é proporcionar à população campinense um atendimento digno, humanizado e de qualidade, começando pela porta de entrada dos serviços de saúde, que são as unidades básicas. A gestão atual conseguiu recuperar várias UBS’s, que estavam em situação precária.

A líder comunitária Francisca Alves (Francisquinha) agradeceu à iniciativa da PMCG, destacando se tratar de “uma obra valiosa para a nossa comunidade, hoje lembrada pelo poder público, especialmente em áreas tão importantes como a saúde e o lazer”. Em seguida, falaram os vereadores Aldo Cabral e Marinaldo Cardoso, que ressaltaram, em nomes dos parlamentares presentes, o fato de uma das mais esquecidas e carentes áreas da cidade passar a ser atendida em suas reivindicações por parte da PMCG.

Por sua vez, prefeito licenciado Romero Rodrigues afirmou que a atual gestão conseguiu “reinserir o Mutirão no mapa administrativo de Campina Grande”, lembrando ações como o trabalho de reforma da Escola Municipal Paulo Freire, implantação de iluminação na área da academia e muitas outras iniciativas.

 

Romero garantiu aos moradores que vai reurbanizar o restante da praça da comunidade, além de implantar uma quadra na Escola Paulo Freire e, partir de 2015, efetivar melhorias importantes quanto ao acesso do trecho entre a caixa d’água e a alça sudoeste. Também assegurou que dentro de 15 dias, no máximo, a academia do mutirão já vai receber mais equipamentos e brinquedos.

A solenidade foi encerrada com um pronunciamento do prefeito em exercício, Nelson Gomes Filho, que destacou ser desafiadora a tarefa de administrar uma cidade do porte de Campina Grande, lembrando que o prefeito Romero tem conquistado muitos avanços para a cidade, a exemplo do atendimento de pleitos antigos de comunidades como a do Mutirão. Para Nelson, a gestão prioriza o atendimento das demandas dos mais carentes.

Da Redação com CODECOM/CG

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

TRF4 mantém bloqueio de R$ 16 milhões de Lula no caso triplex

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre, negou nesta terça-feira, 28, …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar