© Foto: Rafael Melo/G1/Arquivo

Nova Vila São João tem mais espaços e o dobro do tamanho

G1 Paraíba

Durante o São João de Campina Grande, um dos lugares mais procurados pelos turistas e forrozeiros de plantão é o Sítio São João. Em 2018, passa por uma mudança de local e expansão, subindo de categoria: agora se chama “Vila São João”.

Há quase 30 anos o espaço é montado de forma cenográfica. Sem lugar fixo, ele já passou por vários endereços. Esse ano, um novo espaço foi cedido e agora parece que vai ser definitivo. O novo ambiente tem o dobro do espaço do ano anterior e por isso, o local ganhou novos ambientes, formando uma grande “vila de zona rural” em plena área urbana.

A nova estrutura está sendo construída na Avenida Floriano Peixoto, no bairro Dinamérica, em Campina Grande, ao lado do ginásio “O Meninão” e vai ficar pronta até o fim de maio.

Entre as maiores novidades estão a criação de lagos no interior do espaço, parquinho de diversão, igrejas maiores e pavilhões mais amplos para apresentações, além de um estacionamento pavimentado que promete vagas para quase dois mil carros, segundo a organização.

Um vídeo divulgado pela organização do espaço mostra o projeto. No novo espaço, apenas os objetos da coleção foram reaproveitados. Toda a estrutura foi construída em alvenaria para garantir resistência com acabamento colonial.

Entre os novos locais reconstruídos estão a rádio difusora, casa de cortar cana de açúcar, casa de ferreiro, casa de farinha, engenho de cachaça e casa de fotografia. As pequenas capelas foram substituídas por igrejas com capacidade para 100 pessoas.

“No antigo espaço, no bairro Catolé, tudo foi demolido. Como muita coisa era de madeira nada pode ser reaproveitado. Até instalação elétrica teve que ser refeita. Aproveitamos apenas os móveis, objetos que fazem parte da minha coleção e que decoram os ambientes”, explicou João Dantas, idealizador e coordenador da nova Vila São João.

Inauguração

Segundo João Dantas, o planejamento previa o lançamento para o dia 21 de maio, com um café da manhã de inauguração. Mas, devido às obras restantes a organização acredita que o local vai ser aberto entre os dias 31 de maio e 1º de junho, dia da abertura do Maior São João do Mundo 2018.

Antigos endereços

Nos quase 30 anos de história o Sítio São João já passou por cinco endereços. Uma primeira edição foi montada em São Paulo-PB e depois ele passou a fazer parte do Maior São João do Mundo, sendo montado no Parque do Povo, em Campina Grande. Depois mudou para um terreno ao lado do Teatro Municipal de Campina Grande, depois para Avenida Manoel Tavares, no bairro Alto Branco e por último ainda passou pela Avenida Brasília, no Catolé.

Entradas

A organização do Sítio São João já confirmou que o local vai cobrar ingressos para entrada, mesmo tendo sido instalado em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal. O valor ainda não foi divulgado, mas a organização acredita que será mais caro que nos anos anteriores.

O acesso ao local é gratuito para grupos de estudantes de escolas municipais públicas ou estudantes dos cursos de história, jornalismo, comunicação social e arte e mídia, com agendamento prévio.

365 dias

Com o novo espaço permanente, a intenção da organização do Sítio São João é manter o espaço em funcionamento mesmo depois do mês de junho. “Esse é um desejo antigo, pois muita gente que vem a Campina Grande nos outros meses procura o Sítio São João, mas acabam frustrados ao encontrarem ele fechado. Vamos fazer um planejamento para avaliar a viabilidade de manter ele. Talvez não sejam todos os dias, mas alguns dias da semana” afirmou.

 

Sobre Redação Clip PB

O Portal de Notícias Mais Completo da Paraíba - Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money