© Foto: Érico Andrade/G1

Paraiba terá 443 urnas com voto impresso nas Eleições de outubro

G1 Paraíba

Nas eleições deste ano, 443 urnas deverão ter um módulo de impressão do voto, segundo a decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da última quinta-feira (3). Com isso, após digitar os números dos candidatos o eleitor deverá verificar se o que foi impresso corresponde às suas escolhas na urna eletrônica e, então, confirmar o voto.

Entretanto, o sigilo ainda deve ser mantido. O objetivo é fazer uma verificação pública, após as eleições, da autenticidade do voto. Além disso, o papel com as escolhas impressas deve ser colocado diretamente em um repositório de plástico, que será lacrado e aberto apenas no momento da verificação.

De acordo com a resolução do TSE, a distribuição dos aparelhos de impressão deve ocorrer de forma proporcional ao eleitorado de cada estado. No entanto, é responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definir, no período de 23 de julho a 31 de agosto, as seções eleitorais que receberão os equipamentos, levando em consideração os locais que têm a infraestrutura adequada e facilidade para suporte técnico, se necessário.

A implantação do voto impresso atende ao que foi estabelecido na Lei nº 13.165/2015, aprovada pelo Congresso Nacional, contudo, segundo o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, vai ocorrer de forma gradual em decorrência das contingências que cercam o tema, além de questões financeiras e aspectos técnicos.

 

Sobre Redação Clip PB

O Portal de Notícias Mais Completo da Paraíba - Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Powered by keepvid themefull earn money