Início / Notícias / Mundo / Partido de oposição de Narendra Modi tem grande vitória na Índia

Partido de oposição de Narendra Modi tem grande vitória na Índia

Partido de oposição de Narendra Modi tem grande vitória na ÍndiaO Baratiya Janata Party (BJP, Partido do Povo Indiano), do oposicionista Narendra Modi, obteve uma vitória acachapante nas eleições indianas, segundo resultados que estão sendo divulgados nesta sexta-feira (16).

O partido deve ganhar 281 assentos dos 543 da Lok Sabha, espécie de câmara de deputados da Índia. Isso significa que eles podem formar o governo mesmo sem apoio de nenhum aliado, é a primeira vez em 30 anos que um único partido obtém a maioria. O partido que obtém a maioria de 272, sozinho ou por meio de coalizões, escolhe o primeiro-ministro.

A coalizão liderada pelo BJP, a NDA (Aliança Democrática Nacional), deve ganhar mais de 330 assentos. “Modi vai ficar no poder 20 anos, ele é um líder forte”, comemorava o vendedor Raju Badhav.

O partido do Congresso, da família Gandhi e atualmente no governo com o primeiro-ministro Manmohan Singh, teve o pior resultado de sua história. “Obviamente estamos chocados, foi muito pior do que esperávamos, mas o partido já enfrentou situações difíceis, tenho certeza de que vamos sair dessa derrota mais sábios”, disse Jairam Ramesh, ministro do Desenvolvimento Rural. Desde a independência da Índia, em 1947, o partido do Congresso só não governou o país por 13 anos

Cotado para ser primeiro-ministro, Rahul Gandhi, filho de Sonia, saiu humilhado.

Na frente da sede do partido, eleitores do partido do congresso gritavam “tragam Priyanka, salvem o partido do Congresso”, referindo-se à irmã de Rahul, Priyanka, mais carismática.

COMÍCIO

Modi fez um comício em Vadodara para milhares de eleitores que gritavam “Modi Modi”, enquanto ele fazia o V da vitória. “O mérito dessa vitória é do povo da Índia”, ele discursou.

Antes, ele passou na casa de sua mãe, que tem 95 anos, e posou para um “selfie”, que twitou. Modi, que fez uma campanha tecnológica com direito a comícios com hologramas dele em 3D, afirmou no Twitter “A Índia ganhou. Os bons tempos voltaram”.

Modi energizou o eleitorado com promessas de criação de empregos e apelos sutis ao nacionalismo hindu.

Para o empresariado indiano e boa parte da população, Modi, 63, vai resgatar a Índia de sua pasmaceira econômica. Nos últimos anos, o crescimento do país desacelerou – 3,2% em 2012 e 3,8% no ano passado. A Índia precisa crescer pelo menos 8% para absorver o 1 milhão de trabalhadores que entram no mercado de trabalho todo mês.

Modi consolidou sua imagem de administrador eficiente como ministro-chefe (governador) de Gujarat, que cresce bem mais que o resto da Índia, e promete implementar uma política econômica de ênfase ao livre mercado, contrária a tradição estatista da Índia.

Nos últimos dias, o mercado financeiro reagiu positivamente dias às expectativas de uma vitória de Modi por ampla margem, e a bolsa da Índia registrou recorde de alta.

MUÇULMANOS

Modi era ministro-chefe de Gujarat durante o massacre de 2002, que levou à morte de mais de 1000 pessoas, na maioria muçulmanos. Ele foi acusado de ter incitado hindus à violência.Uma equipe de investigação inocentou Modi, mas muitos a questionaram. O candidato desperta temores em boa parte dos 138 milhões de muçulmanos indianos.

Ele foi hostilizado por outros países após o massacre de Gujarat e os EUA cassaram seu visto. Agora, países ocidentais tentam reatar com Modi, diante de sua vitória iminente.

Seu principal oponente era Rahul Gandhi, filho de Sonia e do ex-primeiro-ministro Rajiv Gandhi, e neto da ex-primeira ministra Indira Gandhi. Atacado por Modi como herdeiro de uma dinastia política alienada da população, Rahul, do Partido do Congresso, foi um candidato muito relutante e continuou pouco engajado durante a campanha.

Folhapress

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

Deputados participam de entrega de reforma em escolas estaduais em João Pessoa

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, participou nesta sexta-feira (10), da …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar