Início / Notícias / Cidades / PMJP anuncia desativação do Terminal de Integração

PMJP anuncia desativação do Terminal de Integração

Criado há 10 anos, o Terminal de Integração do Varadouro, em João Pessoa, poderá ser extinto. A informação foi dada ontem pelo prefeito da capital, Luciano Cartaxo, em entrevista à Rádio CBN. Conforme o gestor, já existe a proposta da desativação do espaço, que será substituído pelo Terminal Metropolitano, em virtude da operação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e, futuramente, da implantação do Bus Rapid Transit (BRT).

Segundo Luciano Cartaxo, foi solicitado um estudo à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) para saber quais as principais reclamações dos usuários. Além disso, ele alegou que as empresas de transporte público têm identificado um aumento no uso do sistema de ‘integração temporal’ por parte dos passageiros.

“Estou aguardando esse levantamento e que eles (Semob) tragam essa definição: ou continue, se for isso para fazer uma melhora; ou se está superado, em função do uso do bilhete eletrônico. Outra sugestão que temos é que o terminal tem sido utilizado muito mais pela questão da segurança”, adiantou o prefeito.

O principal uso da integração é para economizar no pagamento das passagens para quem precisa pegar mais de um ônibus todos os dias para se deslocar pela cidade. Ao contrário do que comentou o prefeito, o uso do sistema de ‘integração temporal’ é alvo de reclamações dos usuários, que ficaram surpresos com a possibilidade de desativação do terminal. “Acho que não vai dar certo se a prefeitura acabar com a integração, porque com a demora que enfrentamos no trânsito hoje, na maioria das vezes não dá tempo aproveitar a ‘integração temporal’ e a gente termina pagando outra passagem. Eu mesmo já passei por isso várias vezes”, reclamou o universitário Ricardo Bezerra.

Já o funcionário público Ariano Melo, que também passa pelo terminal todos os dias para ir ao trabalho, reforçou a crítica do universitário e ainda lamentou a falta de infraestrutura no local. “Aqui não é só a sujeira, ainda tem a poluição sonora nos arredores e ninguém faz nada”, denunciou.

Ainda durante entrevista à CBN, o prefeito Luciano Cartaxo disse que o Terminal do Varadouro deve ser substituído com a construção do Terminal Metropolitano. “Quando o terminal metropolitano for construído, esse será substituído. Mas, até lá, como temos recebido muitas reclamações, vamos tomar uma decisão mais cedo com relação a isso”, disse Cartaxo.

Enquanto os projetos da prefeitura não são apresentados, no Terminal de Integração os sinais da falta de manutenção ao longo dos últimos dez anos são visíveis. Paredes pichadas, vigas deterioradas, banheiros sujos e falta de assentos nos abrigos de ônibus são exemplos do abandono.

“Aqui é tudo muito sujo, a começar pelos banheiros, e a atenção aos usuários deixa a desejar. Não tem assento para todo mundo nas paradas de ônibus, principalmente para idosos e deficientes”, lamentou a supervisora Andréa Carneiro.

A aposentada Ana Veridiano, que mora no bairro do José Américo e frequenta a integração pelo menos três vezes por semana para ir à igreja, também reclama do descaso e falta de comodidade para os passageiros que utilizam o espaço público. “Aqui na integração é bom porque a gente se sente mais seguro do que na rua para esperar o ônibus. Se não tiver mais a integração, não sei como vai ser. Agora, o que falta é a limpeza e mais banheiros”, disse a idosa.

Jornal da Paraíba

Sobre Redação Clip PB

Fundado em Dezembro de 2013, o Portal Clip PB é uma revista eletrônica online sediada em Campina Grande (PB), e tem como principal objetivo manter os internautas paraibanos informados com as notícias do Estado primando sempre pela qualidade, rapidez e imparcialidade dos fatos.

Verifique também

Deputados participam de entrega de reforma em escolas estaduais em João Pessoa

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia, participou nesta sexta-feira (10), da …

Powered by keepvid themefull earn money

Redação Clip PB

Olá! Em que podemos te ajudar?

Olá! Em que podemos te ajudar?

ENTER para iniciar